
Terapia Ocupacional

A equipe
Da esquerda para direita:
Juliana Campos Romualdo
Ana Elisa Gonçalves de Almeida Cavalini
A especialidade
Pela definição da Organização Mundial da Saúde, Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer.
É a arte e a ciência que orienta a participação do indivíduo em atividades para restaurar, fortalecer, desenvolver a capacidade, facilitar aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, trazendo bem estar, autonomia e independência.
O terapeuta ocupacional é o profissional que utilizará seu conhecimento, equipamentos e recursos terapêuticos para o desenvolvimento do sujeito que recebe seus cuidados. O terapeuta tem entre seus objetivos: estimular a consciência corporal e sua relação com o outro, controle inibitório e impulsividade, brincar funcional, integração dos sentidos, habilidades motoras finas e habilidades motoras amplas, concentração para realização de tarefas e resolução de problemas, autocuidado que envolve alimentação, higiene pessoal, banho, vestir-se e despir-se, continência fecal e urinária, entre outros.
O planejamento terapêutico singular é traçado em acolhimento com a família e busca compreender a pessoa em sua totalidade e complexidade. Este planejamento é revisto constantemente, sempre em parceria com a família, escola e com os outros profissionais envolvidos no tratamento e no cotidiano da criança.