
Psicologia
A especialidade
A Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais, como a sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência, além de como se manifestam no nosso pensamento, discurso e comportamento. Para isso, utiliza-se de diversas abordagens teóricas e intervenções práticas, tendo como objetivo oferecer processos de intervenção psicológica para diferentes públicos e contextos, através do conhecimento e comportamento ético.
A Equipe Plural, atende as mais variadas demandas, com pacientes de diversas faixas etárias, com profissionais especializados e preparados para recebê-los.
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) é o órgão que orienta, fiscaliza e disciplina o exercício desta profissão, de acordo com a Lei Federal n.º 5.766, de 20 de dezembro de 1971.

As equipes
Da esquerda para direita:
Marizete Silva do Nascimento - CRP: 06/139917
Anderson de Medeiros Vieira - CRP: 06/148494
Jeruza Bezerra do Vale - CRP: 06/124435
Gabriela Yumi Castilho Iano -CRP: 06/150010
Bruna Nascimento de Almeida - CRP: 06/163553
Nayara de Souza Bazan - CRP: 06/162752

Em pé, da esquerda para direita:
Thays da Silva Thomaz Esotico - CRP: 06/166398
Natália Regina Nogueira Bartulic - CRP: 06/135279
Sentadas, da esquerda para direita:
Tatiane Franco dos Santos - CRP: 06/159647
Rafaela Medeiros de Souza Bispo - CRP: 06/141812
Modalidades de Intervenção
ABA - DENVER
A Análise do Comportamento Aplicada (do inglês Applied Behavior Analysis - ABA) é uma ciência que observa, analisa e explica a associação entre o ambiente e o comportamento humano, sendo seu principal objetivo a melhora da qualidade de vida humana. É uma das modalidades interventivas mais utilizadas para modelar, ensinar e instalar comportamentos ausentes, bem como minimizar e extinguir comportamentos que se encontram em excesso. Desta forma, ABA pode ser utilizada para ensinar, reduzir e modelar comportamentos, como por exemplo, minimizar ou extinguir comportamentos inadequados em crianças, com pessoas que desejam reduzir uso excessivo de álcool ou uma pessoa que deseja controlar explosões de raiva no trânsito.
A ABA ganhou força pela sua eficácia no tratamento do autismo e atrasos do desenvolvimento, por conta disso, muitos mitos surgiram a respeito das intervenções baseadas nesta ciência. Entre eles, afirmações como: “ABA é um método para tratar autistas”, “ABA robotiza”. Portanto, não se trata de um método, mas sim de uma ciência.
A equipe Plural atua com intervenções baseadas em ABA, visando trabalhar a autonomia, o ensino de novas habilidades, desenvolvimento de habilidades emocionais, resolução de problemas, fortalecimento dos recursos internos e elaboração de questões emocionais. Ressaltando que, além de crianças, adolescentes e adultos também podem ser beneficiados quando atendidos na terapia ABA.
Uma intervenção baseada em ABA começa com a avaliação do paciente. O profissional inicia o processo avaliativo através de uma entrevista inicial e aplicação de protocolo de anamnese, com o objetivo de coletar dados sobre a história de vida do paciente. Posteriormente, fará aplicação de testes e técnicas específicas, observações em contextos distintos, podendo ocorrer na residência, na escola ou no consultório. A avaliação inicial permite a compreensão do caso e guia o plano terapêutico. Em alguns casos pode ser necessário avaliação neuropsicológica, que também é realizada pela equipe Plural.
Após a avaliação é elaborado um Plano de Tratamento Individualizado com definição de metas de curto, médio e longo prazo, sendo constantemente reavaliados os progressos e objetivos. O plano de intervenção da Plural contempla diversas áreas, como habilidades acadêmicas, de linguagem, do brincar, motoras, sociais e AVD’s (atividades da vida diária). A intervenção pode ocorrer na residência, na escola e/ou em setting terapêutico. Discussões de caso em equipe, orientação familiar e escolar fazem parte da intervenção multidisciplinar.
Ainda sobre esta modalidade interventiva, muito se fala no Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM), que se trata de um ensino naturalístico, por utilizar somente condições naturais para aplicação das técnicas.
O Modelo Denver tem uma estrutura clara, é individualizado e conta com programas de ensino para cada fase do desenvolvimento. O foco é capacitar as crianças a tornarem-se participantes mais ativas no mundo, iniciando interações com as outras pessoas. Como é uma intervenção precoce, é utilizada nos atendimentos de crianças até 4 anos de idade.
O diferencial da Plural é o acompanhamento terapêutico transdisciplinar, composto por diversos profissionais especializados, para atender as mais variadas demandas. Também contamos com grupos de supervisões, para garantir excelência nos atendimentos.
Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
A TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) é uma abordagem considerada diretiva, baseia-se em uma formulação em contínuo desenvolvimento do indivíduo e de seus problemas em termos cognitivos. Requer uma aliança terapêutica segura, orientada em metas e focada em soluções de problemas, enfatizando a prevenção de recaída. Tem como objetivo observar fatores desencadeantes, entender a funcionalidade e planejar o tratamento junto com o indivíduo.